5 Etapas Essenciais para Não Cair na Armadilha de Cursos que não ensinam! (+presente!)

Businesswoman showing five fingers, on white

Olá!

Eu sou a Raissa eu hoje vim trazer algumas dicas preciosas para quem quer fazer algum curso, se especializar em alguma área ou mesmo mudar de carreira, ou seja, todo mundo!

Se você seguir estas dicas, vai aprender a saber qual curso é o melhor pra você, de acordo com as suas ideias e com seus desejos.

O aprimoramento de conhecimentos é uma das dádivas do ser humano, todo dia aprendemos algo novo, que nos torna pessoas melhores ou mais inteligentes. É uma caminhada eterna.  Mas a verdade é que existe uma armadilha nisso.

Eu vou explicar.

Conhecimento é um poder. Mas é um poder em potencial, ou seja, ele só vai trazer resultados se for aplicado. Por isso, muita gente passa muito tempo fazendo cursos, alguns renomados, alguns com cargas horárias imensas, mas na hora mais importante, que é a hora da aplicar, não sabe, ou melhor, não foi ensinado a aplicar.

O resultado disso são pessoas que nunca conseguiram viver daquilo que tanto amam. Eu mesma já caí nessa armadilha. Por isso trouxe aqui 5 formas de evitar cair nela!

1 – Defina sua meta. Você não precisa decidir toda a sua vida de uma só vez, mas é fundamental saber o que você quer para sua vida nos próximos 2 ou 3 anos. Não se preocupe em como vai estar o mundo, em como vai estar o Brasil ou mesmo se você vai mesmo poder fazer isso. Ouça seu coração, estabeleça uma meta que vá de encontro ao seu sonho.

Vou dar o exemplo da Denise. A Denise quer muito ser consultora de imagem e estilo e já trabalha em uma área correlata, pois é vendedora em uma loja em São Paulo. As clientes gostam dela porque ela sempre busca indicar modelos que realmente fiquem bem nas clientes. Ela não se sente valorizada e pensa em ser consultora. Ao mesmo tempo, tem medo de perder o emprego e se arriscar a fazer um curso de formação, pois os valores são altos e comprometeriam uma parte de seu salário.

O que a Denise precisa fazer é separar um tempo para ela, pensar em como seria a vida dela se ela fosse uma pessoa de sucesso e feliz. Se ela realmente ouvir o seu coração, vai ver que ela tem o sonho de ser consultora. Então, ela anotaria em um papel, um caderno, no computador algo assim:

“Eu, Denise, tenho o sonho de ser consultora de imagem e estilo e nos próximos dois anos eu já vou viver completamente da minha profissão e vou ter clientes felizes com o meu trabalho

2 – Pesquise. Quando você já souber o que quer para a vida, vá atrás de algo que possa ajudar, um livro ou um curso que vá ajudar você a entender melhor. Mas muita calma, como eu disse logo acima, procure por cursos que ensinem a parte prática. Por exemplo, se você quer um curso de formação, procure por algum que ensine tudo, que faça com que você saia sabendo não só a parte teórica, mas principalmente que ensine ferramentas para que você aplique a parte prática. Não adianta nada ter todo o conhecimento do mundo se você não souber por onde começar!

Vamos voltar ao exemplo da Denise. Como ela está juntando um dinheiro para fazer o curso de formação, ela não pode correr o risco de fazer um curso que não a ajude realmente. Então, ela tem que pesquisar e fazer uma lista de todos os cursos que existem na área.

3 – Compare. Com a lista de cursos e livros na mão, compare os pontos positivos e negativos de cada um, entre em contato com os professores, pergunte e tire todas as dúvidas. Se você não conseguir entrar em contato com os professores, se não estiverem abertos para tirar todas as suas dúvidas, desconfie! Há muitos cursos feitos por pessoas que não estão realmente comprometidas a transformar vidas através de seus cursos. Compare o que o curso ensina em comparação aos outros. Ele ajuda você a ter novas ideias? Traz conceitos inovadores que podem trazer um novo caminho para você? Proporciona chances de você crescer e optar pelo melhor pra você?

No caso da Denise, ela deve comparar todos os cursos que listou, ligar para tirar dúvidas, falar com o professor, ver se o curso oferece chances de ela aplicar a melhor teoria para ela ( por exemplo, qual a melhor teoria de análise de cores que ela pode usar), perguntar sobre TCC, se vai haver palestrantes no curso e tudo mais que vai ser ensinado no curso.

4 – Preste atenção na parte prática.  O curso vai ensinar como aplicar, não só a parte teórica, mas como realmente aplicar tudo o que você aprendeu? O curso vai apoiar você, dar base e estrutura para que você cresça naquilo que o curso se dispôs a ensinar?

Por exemplo, a Denise tem que ver se o curso de formação que ela quer fazer oferece a parte prática de consultoria de imagem e estilo. Ensina a parte financeira? Indica pessoas que conhecem a área? O que seria melhor pra ela, abrir um MEI? Procura um emprego em uma empresa? Vai apresentar um projeto para alguma loja? Quanto cobrar pela hora dela? Quais são os pontos fortes e fracos que ela tem? Como se destacar?

5 – Analise o(s) professor(es). Quem é consultora sabe o que significa aparência. Analise a aparência dos professores do curso. Eles vivem aquilo que pregam? O que postam nas redes sociais? Dão conteúdo gratuito? Esses que realmente se preocupam são os melhores professores, porque acreditam realmente naquilo que ensinam. Não é algo falso ou só para ganhar dinheiro.

A Denise, no caso, tem que pesquisar no facebook ou em outras redes sociais os professores do curso. Adicioná-los e se apresentar, falar sobre as dúvidas que ela tem. Ver se eles respondem, se estão preocupados com uma possível aluna.

Seguindo os 5 passos, é possível tomar a decisão de que curso fazer, que seja alinhado com a meta (sonho), com professores dedicados, com um curso que abre novas possibilidades e que ensine como aplicar e ser uma pessoa melhor a partir do que ensinou.

Não é fácil, por isso, estou disponibilizando um quadro EXCLUSIVO que pertence ao meu bônus do Curso Viver Consulting, que se chama “Construa Sua Marca Com Estilo”. Nele eu falo sobre como se posicionar e se destacar, além de ensinar como ajudar pessoas e ser lembrada sempre por isso. O objetivo do bônus é ensinar a criar uma marca de sucesso para você! Tudo bem prático, igual a esse quadro! Qualquer dúvida, pergunte abaixo!

Clique Aqui para Baixar o Quadro Comparativo!

Abraços,

Raissa

0 Comentário

ENVIE SEU COMENTÁRIO:

Seu e-mail não será publicado *

Comentário *




Efetue o cálculo abaixo para continuar:
Preencha o resultado do cálculo novamente