Análise de Cores – Método Sazonal Expandido

A cor é o elemento na imagem que causa o primeiro impacto visual. A análise de cores é o estudo da coloração pessoal que tem como objetivo selecionar as cores que mais valoriza a cliente, para aplicação na compra de roupas, maquiagem e acessórios.

Afinal, a cor da roupa realmente interfere no tom da pele? Os estudos neurocientíficos do sistema visual humano mostram que possuímos uma enorme capacidade de adaptação aos contrastes de cor e intensidade de luz, e nos levam a compreender porque a mesma cor pode amarelar ou empalidecer um determinado tom de pele, e favorecer outro.

É comum ouvirmos o comentário das clientes “eu não gosto dessa cor”, mas sabemos que determinadas cores, ainda que estejam na moda não cai bem para todos os tons de pele. Normalmente os tons de pele correspondem a nuances que tendem para o bege amarelado, para os marrons (mais ou menos dessaturados)  ou para os tons de rosa e pêssego. A cor da roupa não muda concretamente a pele da cliente, mas pode alterar significativamente a percepção desse tom. Tanto as peles claras como as mais escuras variam em tonalidades que podem parecer mais cinzentas, amareladas, excessivamente rosadas ou pálidas, dependendo dos contrastes que estabelecem com a roupa que vestimos. Uma mudança radical na cor do cabelo, por exemplo, também altera a aparência da pele, favorecendo ou desfavorecendo o aspecto saudável da pele.

Foto Cor

O método de anélise de cores, conhecido como “análise sazonal”, criado na década de 1950 por Suzanne Caygill, uma estilista californiana, parte do princípio de que a natureza guarda em si uma fórmula para a harmonia de cores que se reflete nas 4 estações do ano, e que se relaciona com a coloração natural, personalidade e estilo de cada um.  Assim, nesta linha de análise, os pigmentos da pele, cabelo e olhos determinam se uma pessoa é do tipo Inverno, Primavera, Verão ou Outono, aconselhando-o a encontrar nas paletas destas estações as cores que naturalmente estão em harmonia com a sua essência. O método sazonal de análise de cores é praticado ainda hoje, contando com variações e subclassificações das 4 tipologias básicas, que resultam no método sazonal expandido, que é o método de anélise de cores que eu trabalho.

A avaliação de cores na estética pessoal deve partir, portando, do conjunto natural das cores de cada cliente (pele, olhos e cabelo), sem a necessidade de classificá-lo e impor uma paleta de cores pré-definida (pelo método expandido). Além disso, é preciso respeitar preferências de imagem e estilo, ou seja, se uma pessoa de pele rosada (que se beneficia com tons frios) tem preferência por tons quentes, precisamos ajudá-la a usar o que gosta sem prejudicar a aparência da sua pele, indicando estampas que combinam tons frios e quentes, maquiagem apropriada e peças de roupa e acessórios em que esses tons afetarão menos o aspecto saudável da sua pele.

Foto Cor 2

A análise de cores dos 12 tons inclui os grupos entre as quatro estações, pois reconhece os tons neutros de coloração pessoal, aqueles que não são considerados nem quentes nem frios. Pelo menos 2/3 das pessoas encontram-se nesta categoria de coloração, o que torna este método mais preciso para o estudo da coloração pessoal e a seleção das melhores cores para cada cliente, oferecendo uma cartela desenvolvida especialmente para cada um dos 12 grupos.

No meu curso de Formação em Consultoria de Imagem e Estilo que terá um formato 100% online e que vai acontecer no segundo semestre desse ano (2015), eu vou ensinar o passo-a-passo da análise de cores, então não deixe de me acompanhar nas redes sociais para ficar sabendo de tudo em primeirissíma mão.

Fanpage: https://www.facebook.com/lilianjordao82

Instagram: @lilianmjordao

YouTube: http://www.youtube.com/construaseuestilo

Pinterest: https://br.pinterest.com/lilianjordao/

2 Comentários

2 Comentários em Análise de Cores – Método Sazonal Expandido

  1. Leniliz Ornellas
    25 de junho de 2015 às 07:27 (2 anos atrás)

    Adorei o post. Eu estudei um pouco este mesmo método mas confesso que achei um pouco difícil rsrs. Finalizei um curso básico de personal style, e a parte das cores para mim é uma das mais importantes e que devo estudar mais. Adoraria fazer seu curso! Estou aguardando rsrs bj
    http://Www.mulhersuperfashion.com

    Responder
    • Carol Prates
      3 de fevereiro de 2016 às 07:55 (1 ano atrás)

      Olá, quero saber se vai ter o curso em 2016. Obrigada.

      Responder

ENVIE SEU COMENTÁRIO:

Seu e-mail não será publicado *

Comentário *




Efetue o cálculo abaixo para continuar:
Preencha o resultado do cálculo novamente