Aplicativo “Moda Livre” aborda a relação de trabalho escravo com algumas marcas de moda

oi

Em 2013 foi lançado um aplicativo chamado Moda Livre* pelo repórter Leonardo Sakamoto. Esse app  apresenta avaliações de algumas marcas de moda baseando-se em um questionário feito pela ONG Repórter Brasil – coordenada pelo próprio repórter – sobre irregularidades trabalhistas, mais especificamente a questão de trabalho escravo presente (em que proporção) ou não nessas marcas.

Como funciona o app: cada marca é classificada entre 03 níveis de avaliação: a melhor (verde: demonstram ter mecanismos de acompanhamento sobre sua cadeia produtiva e possuem histórico favorável em relação ao tema), a intermediária (amarelo: demonstram ter mecanismos de acompanhamento, mas possuem histórico desfavorável em casos de trabalho escravo e/ou precisam aprimorar seus mecanismos) e a pior (vermelho: não demonstram ter mecanismos de acompanhamento e têm histórico desfavorável em relação ao tema ou não responderam ao questionário).

oie

Quatro critérios, do questionário feito pela ONG Repórter Brasil e respondido pelas marcas, foram considerados para fazer a classificação:

 

  • Políticas: relacionadas às quebras de contrato e com o compromisso de cada empresa em relação ao combate do trabalho escravo;

 

  • Monitoramento: a forma de fiscalização de cada marca com seus fornecedores;

 

  • Transparência: focado na divulgação pública – comunicação aos clientes sobre os fornecedores;

 

  • Histórico de cada uma em relação ao tema: as marcas que já foram flagradas com trabalho escravo anteriormente tem avaliação pior.

Detalhe: vale reforçar que sair bem nesse questionário não quer dizer que a marca seja ética em outras áreas. Tem que levar em consideração outros tributos/relatos também, até porque as marcas podem mentir e/ou omitir fatos nas respostas. Se você realmente se preocupa com a origem do que você consome, tem que pesquisar.

Prints mostrando algumas marcas e suas avaliações correspondentes:

01  02 03

Notícias acessíveis através do app sobre trabalho escravo relacionado às marcas:

04

*para baixar os aplicativos, acesse as páginas correspondentes ao seu sistema operacional:

Itunes | Google Play

Fontes:

http://msn.lilianpacce.com.br/e-mais/reciclese/aplicativo-moda-livre/

:: Imagens capturadas através do aplicativo que instalei.

0 Comentário

ENVIE SEU COMENTÁRIO:

Seu e-mail não será publicado *

Comentário *




Efetue o cálculo abaixo para continuar:
Preencha o resultado do cálculo novamente