Como Combinar Estampas com Estampas

estampas

Olá, tudo bem Consultora?

Como combinar estampas? Combinar estampa com estampa é algo que toda cliente me pede e todas têm muita dificuldade. Como meu maior objetivo é contribuir para o desenvolvimento de cada colega de profissão, esse post será destinado a ajudar você ter mais opções para orientar sua cliente nessa combinação criativa e moderna.

As estampas têm sido uma forte tendência, com elas podemos conseguir um look mais elegante, descontraído, casual, divertido ou ousado. Mas na hora de usa-las nossas clientes sempre ficam na dúvida de como podem combina-las ou se podem usar duas peças com estampas diferentes.

Você pode orientar sua cliente combinar uma peça estampada com uma peça lisa, usando uma das cores da estampa na peça lisa, é uma aposta certeira. Esta é uma opção ótima para quem ainda não se sente segura com peças estampadas e não consegue combiná-las. Se quiser alongar e afinar a silhueta, escolha para a peça lisa a cor de fundo da estampa, se for escura melhor ainda.

Outra opção seria combinar a estampa com uma cor neutra, como o branco, bege, cinza ou preto. As cores neutras são uma ótima opção para combinar com peças coloridas. Esse look vai ficar discreto e sofisticado ao mesmo tempo e, por isso é ideal para ocasiões mais formais.

Uma combinação um pouco mais ousada é combinar uma peça estampada com uma cor complementar da estampa. Você deve escolher uma peça de uma cor complementar à da estampa, por exemplo, se a estampa for em tons de rosa pode combinar com um verde. Mas atenção ao fazer esta combinação, pois caso a estampa seja muito colorida, o contraste pode ficar exagerado. Também pode fazer este contraste com acessórios, usando por exemplo uma bolsa verde, seguindo o exemplo.

Mas como Combinar Estampas? Uma regra básica para combinar estampas é que elas tenham a mesma cor predominante, ou seja, se a cor predominante de uma for preta a outra também tem que ser.

Estampas de cores escuras e opacas, de tamanho médio e pequeno, diminui visualmente a silhueta. Estampas de cores claras e vibrantes, de tamanho grandes, aumenta visualmente a silhueta.

As estampas mais famosas são:

Listras: Pode ser na vertical, horizontal ou diagonal, com linhas grossas ou finas. Podem compor looks mais sofisticados aos mais informais. Listras maiores e com um espaço maior entre uma e outra aumenta visualmente a silhueta, se forem listras pequenas e com espaços menores entre elas diminuem visualmente a silhueta. Listras na horizontal aumenta visualmente a silhueta, listras da vertical diminuem visualmente a silhueta.

estampa1

Risca de Giz: É uma estampa de listra, mas que segue um padrão bem determinado, com linhas finas na vertical, geralmente branco em um fundo preto ou cinza. É muito usada em roupas de trabalho, ocasiões mais formais, trazendo elegância e seriedade.

estampa2

Poás: É a famosa estampa de bolinhas. De cores e tamanhos variados, também é democrática, sendo muito usado nos estilos clássico, elegante, romântico e criativo. Foi uma estampa amplamente usada na década de 60.

estampa3

 

Chevron: em Francês, quer dizer “espinha de peixe”. É uma estampa em forma de ziguezague muito utilizado por uma grife italiana chamada “Missoni”, sendo inclusive uma assinatura da marca em suas peças.

estampa4

Geométrica: estampas com formas geométricas que podem ser abstratas ou não. Também podem ser padronizadas ou não.

estampa5

Tribal: Confundida com a estampa geométrica, mas possui a diferença de ter uma pegada mais folk, mais “tribal” mesmo. Pode ser preto e branco ou muito colorido. Possui formas geométricas variadas, geralmente lado a lado.

estampa6

Animal print: são as estampas que imitam a pele de animais, como onça, zebra, cobra, girafa e pavões.

estampas7

Pied de poule: em Francês, significa “pé de galinha”. É uma estampa mais invernal, muito antiga e muito elegante, usada pela grife Chanel. O mais usado é o preto e branco.

estampa8

Xadrez: o xadrez é uma estampa muito popular, que nunca sai de moda. Há tantas padronagens diferentes que na Escócia cada padrão representa uma família. Aqui não tem esse significado, apenas uma estampa em especial que é a marca registrada da grife Burberry. Pode ir de looks sofisticados, modernos, clássicos, criativos e até românticos, principalmente se combinados com estampas florais.

estampa9

Florais: Estampas florais são geralmente usadas no verão, principalmente em cores mais claras. No inverno, as estampas florais são mais sóbrias e mais escuras.

estampa10

Liberty: é um tipo específico de estampa floral, caracterizado por flores miúdas. Esse nome foi derivado da grife Liberty of London, que criou a estampa.

estampa11

Militar: estampa camuflada, que imita o uniforme de militares em combate. A mais famosa está nas cores verdes e preto, mas pode ser azul e branco também.

estampa12

Gostou? Tem alguma dúvida ou sugestão de Como Combinar Estampas? compartilha comigo! Entre em contato ou comente abaixo.

Lembre-se: Consultora confiante e informada é consultora bem-sucedida!

Um Super Bjo

Lilian Jordão

4 Comentários

4 Comentários em Como Combinar Estampas com Estampas

  1. Ana Paula
    18 de maio de 2016 às 09:47 (1 ano atrás)

    Adorei as dicas e principalmente as explicações e origens dos nomes de cada estampa. Cultura pura!

    Responder
    • Lilian Jordão
      Lilian Jordão
      18 de maio de 2016 às 19:16 (1 ano atrás)

      Olá, tudo bem?

      Ana Paula muito obrigada pelo feedback e carinho 🙂

      Bjo grande 🙂

      Responder
  2. vilma Cavalcante dos Santos
    18 de maio de 2016 às 10:11 (1 ano atrás)

    Perfeita essa postagem, não importa a estação as estampas estão presente, tornando-se necessário valorizar, incrementar, criar e sobretudo ficar elegante! Excelente dica!

    Responder
    • Lilian Jordão
      Lilian Jordão
      18 de maio de 2016 às 19:17 (1 ano atrás)

      Olá, tudo bem?

      Vilma muito obrigada pelo carinho e feedback sempre. Você é uma fofa 🙂

      Bjbj 🙂

      Responder

ENVIE SEU COMENTÁRIO:

Seu e-mail não será publicado *

Comentário *




Efetue o cálculo abaixo para continuar:
Preencha o resultado do cálculo novamente