Comunicação não verbal, porque é Importante?

cnv

Olá, tudo bem Consultora?

Hoje quero conversar com você sobre comunicação não-verbal, o porque ela é importante para nós e para nossas clientes.

Moda e Comunicação não verbal: Certamente esta não é a primeira vez que você lê esta afirmação. Estudiosos da moda nos alertam há tempos sobre a quantidade de informações que nossas roupas e adornos são capazes de dizer sobre nós e sobre nossa sociedade.

Através da moda, da escolha diária das peças que cobrirão nosso corpo, comunicamos muito mais que nosso estilo. Através do nosso look, podemos comunicar coisas tão simples como nossa idade, classe social, profissão… E até informações mais complexas como estilo de vida, preferências musicais, religiosas e políticas. Assim como a linguagem verbal, na qual as palavras são responsáveis pela comunicação da mensagem, a roupa comunica ao mundo aquilo que queremos informar.

A analogia entre linguagem verbal e moda (linguagem não verbal) é simples. Nessa ideia, palavras são como peças de roupa. E se o conjunto de palavras forma uma frase (capaz de comunicar), o conjunto de peças forma um look (capaz de transmitir uma mensagem com a mesma maestria). Ou seja, uma imagem pode valer mais de mil palavras.

Linguagem Corporal

O estudo da teoria da linguagem corporal tornou-se popular nos últimos anos porque os psicólogos têm sido capazes de entender o que ‘dizer’ através dos nossos gestos corporais e expressões faciais, de modo a traduzir a nossa linguagem corporal, revelando seus sentimentos e atitudes subjacentes. Linguagem corporal é também referido como “comunicação não-verbal”.

O termo “linguagem corporal” e “comunicações não-verbal são, em geral intercambiáveis. A linguagem corporal/comunicação não-verbal é o estudo de como as pessoas se comunicam face-a-face com exceção das palavras faladas, ou seja, sem dizer nenhuma palavra.

A linguagem corporal é especialmente crucial quando encontramos alguém pela primeira vez. Nós formamos nossas opiniões de alguém que encontramos pela primeira vez, em apenas alguns segundos, e essa avaliação instintiva inicial baseia-se muito mais sobre o que ver e sentir sobre a outra pessoa do que sobre as palavras que elas falam. Consequentemente linguagem corporal é muito influente na formação de impressões quando encontramos alguém pela primeira vez.

Quando encontramos alguém pela primeira vez, a sua linguagem corporal, sobre os níveis conscientes e inconscientes, determina em grande parte a nossa impressão inicial deles. Por sua vez, quando alguém nos encontra pela primeira vez, eles formam sua impressão inicial de nós em grande parte da nossa linguagem corporal e sinais não-verbais.

E este efeito de duas vias da linguagem corporal continua ao longo das comunicações e relações entre as pessoas. A linguagem corporal é constantemente interpretadas entre as pessoas, mesmo que a maior parte do tempo isso está acontecendo em um nível inconsciente.

Lembre-se: Enquanto você está interpretando (consciente ou inconscientemente) a linguagem corporal de outras pessoas, as pessoas estão constantemente a interpretar o seu. Por isso a importância de estarmos vestidas de acordo com a imagem que desejamos transmitir. Não é porque somos Consultoras de Imagem e Estilo que não precisamos preocupar com isso, aliás, temos que nos preocupar e muito, afinal, somos o espelho do nosso trabalho.

As pessoas com a consciência mais consciente, e capacidades de ler, a linguagem do corpo tendem a ter uma vantagem sobre aqueles cuja apreciação se limita em grande parte para o inconsciente. Você vai mudar a sua própria consciência da linguagem corporal do inconsciente para o consciente, aprendendo sobre o assunto e, em seguida, praticando sua leitura da comunicação não-verbal em suas relações com os outros.

A comunicação não verbal é tudo aquilo que falamos de outras formas que não seja através de palavras. Pode ser nossa expressão corporal, nossa forma de vestir, nossa forma de gesticular. Estamos o tempo todo enviando informações para outras pessoas e para nós mesmas de uma forma totalmente automática, já que poucas pessoas são especialistas e entendem dessa área.

A verdade é que é possível sim entender o que está nas “entrelinhas” de cada pessoa, saber o que ela realmente está pensando e sentindo sem que ela fale alguma coisa. Na verdade, às vezes ela pode falar o contrário do que realmente sente.

As roupas são peças fundamentais na comunicação não verbal, pois através dela, muitas informações podem ser tiradas. Cerca de 93% (segundo a Universidade de California) da comunicação é não-verbal, ou seja, realmente comunicamos muito pouco através da fala. As cores, a modelagem, a forma de criar looks, tudo isso contribui para criar um estilo que tenha a ver com a personalidade da cliente, ajudando-a a mostrar para o mundo quem ela realmente é naquele momento (lembre-se que estilo não é estático, ele muda com o tempo).

Fora isso, com a comunicação não verbal, sabemos antes que uma pessoa fale qualquer coisa, se ela está feliz ou não, se está interessada na conversa, se ela quer estar naquele local, se está pensando em outra coisa, se está preocupada.

Há muitos livros e inclusive séries de TV que mostram a importância da comunicação não verbal. A série mais famosa é Lie to Me, em que detetives descobrem crimes e fraudes através da linguagem corporal e das expressões faciais.

Este livro é muito interessante para refletirmos sobre o assunto e aumentar nosso repertório para atendermos nossas clientes. Linguagem das Roupas – Alison Lurie –  VEJA SITE AQUI

Gostou? Tem alguma dúvida ou sugestão para compartilhar com nós? Entre em contato ou comente abaixo.

Lembre-se: Consultora confiante e informada é consultora bem-sucedida!

Um Super Bjo

Lilian Jordão

0 Comentário

ENVIE SEU COMENTÁRIO:

Seu e-mail não será publicado *

Comentário *




Efetue o cálculo abaixo para continuar:
Preencha o resultado do cálculo novamente