Combinação Usando o Círculo Cromático

cor1

Olá, tudo bem Consultora?

Hoje vamos conversar sobre um assunto muito importante do nosso trabalho como consultora de Imagem e Estilo, é uma ferramenta fundamental para ajudarmos nossas clientes a combinar cores, o círculo cromático.

Enquanto algumas cores tem um efeito calmante, outras são estimulantes, utilizar a combinação correta faz toda a diferença.  As cores não existem isoladas, elas relacionam-se umas com as outras formando o que chamamos de combinações de cores.

Quem começou a estudar e pensar nas cores foi Sir Isaac Newton (1642 – 1726). Ele foi o primeiro a estudar o arco-íris. Ao colocar um prisma próximo à sua janela, projetou um lindo espectro de 7 cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta. Foi Isaac Newton também o primeiro a criar um círculo de cores, em 1666. Na época, muita gente, principalmente artistas, ficaram fascinados pela ideia de que a luz era responsável pelas cores. Com o uso do círculo de cores, os artistas começaram a misturar cores para fazer outras combinações que não eram possíveis naturalmente naquela época, além de estudarem os efeitos que uma cor sobre outra fazia oticamente.

Até Johann Wolfgang Von Goethe (1749-1832) chegar, nunca ninguém havia questionado a teoria de Newton sobre as cores. Goethe procurou uma forma de sistematizar o uso das cores. Ele primeiro pensou em um novo círculo cromático, mas depois percebeu que acrescentar um triangulo equilátero ao círculo era o que mais se adequava. Enquanto a ideia de Newton era baseada na observação científica, a de Goethe era mais conceitual, baseada no efeito psicológico das cores. Goethe percebeu que a sensação de cores chegando ao nosso cérebro é guiada pela nossa percepção.

Mas como combinar cores?

Nós, Consultora de Imagem e Estilo, fazemos combinações de cores de acordo com o círculo cromático.

Cores Primárias:

Vermelho, amarelo e azul, não é possível obtê-las a partir da mistura de outras cores.

cor2 cor3

Cores Monocromáticas

Usa só uma cor, com tecidos de texturas diferentes ou acessórios mais interessantes para não ficar sem graça. O look monocromático é o mais elegante, além de alongar e afinar a silhueta.

cor4          cor5

Tom sobre Tom

Usar looks tom sobre tom, ou seja, combinar 2 ou mais tons da mesma família, representado pela mesma “fatia” do círculo. É uma combinação mais elegante e interessante que o monocromático. Não precisa fazer um degrade exato, apenas tem que ser da mesma família.

cor6

Cores Análogas

É a combinação das cores vizinhas no círculo cromático, podendo ser cores vizinhas ou separadas por uma cor. É uma combinação elegante e chique.

cor7 cor8

Tríade de Cores

A combinação de cores de tríade, é uma combinação de cores que estão à mesma distância do Círculo Cromático. É uma combinação ousada e passa a Imagem mais informal e criativa.

cor9         cor10

Cores Complementares

A combinação de cores complementares, são as opostas no círculo. Passa uma Imagem mais casual e moderna, por ser muito contrastante.

cor11     cor12

Cores Complementares “Split” ou Rebatida

Nessa combinação, usamos uma cor como base e as duas cores adjacentes à cor que é a complementar da cor base.

cor13 cor14

Gostou? Tem alguma dúvida ou sugestão para compartilhar com nós? Entre em contato ou comente abaixo.

Lembre-se: Consultora de Imagem e Estilo confiante e informada é consultora bem-sucedida!

Um Super Bjo

Lilian Jordão

6 Comentários

6 Comentários em Combinação Usando o Círculo Cromático

  1. Aline
    25 de abril de 2016 às 08:35 (1 ano atrás)

    Adoro tudo sobre cores! arrasou ! bjs

    Responder
    • Lilian Jordão
      Lilian Jordão
      25 de abril de 2016 às 10:11 (1 ano atrás)

      Olá, tudo bem?

      Aline muito obrigada pelo carinho e feedback. Também amo cores 🙂

      Bjbj 🙂

      Responder
  2. Cláudya Lima
    25 de abril de 2016 às 16:05 (1 ano atrás)

    Ameii as dicas amo cores e é muito bom usar em nosso favor.

    Responder
    • Lilian Jordão
      Lilian Jordão
      25 de abril de 2016 às 18:46 (1 ano atrás)

      Olá, tudo bem?

      Cláudya muito obrigada pelo carinho e feedback 🙂

      Bjbj 🙂

      Responder
  3. Juliana Rocha
    10 de dezembro de 2016 às 17:03 (10 meses atrás)

    Muito legal…

    Responder
  4. Fernanda Fleury
    13 de setembro de 2017 às 17:22 (1 mês atrás)

    Fiquei com uma duvida, se puderem me ajudar!! Olhando o circulo que aparece no tópico de “cores complementares”, em que aparecem varias “tonalidades” da mesma cor (não sei se esse é o termo, mas aparece do mais claro ao mais escuro, por exempo), o ideal é combinar as cores que estejam na mesma camada (ex: o amarelo mais claro com o violeta mais claro), ou posso combinar cores que estão em camadas diferentes? (não sei se consegui me explicar… :/
    Muito obrigada!

    Responder

ENVIE SEU COMENTÁRIO:

Seu e-mail não será publicado *

Comentário *




Efetue o cálculo abaixo para continuar:
Preencha o resultado do cálculo novamente