CONSULTORIA DE IMAGEM APÓS OS 30 ANOS

depois 30

Olá, Consultora! Tudo bem?

Uma leitora me pediu para falar sobre “o que vestir depois dos 30”, mas quero falar, além do que vestir, também sobre as mudanças que acontecem com as mulheres que entram na “casa dos 30”.

Depois dos 30 anos algumas mulheres começam a questionar o seu guarda-roupa, pois não querem mais os looks infantilizados, mas, ao mesmo tempo, também não querem parecer muito mais velhas. É uma fase que, geralmente, traz muitas mudanças, amadurecimento e também questionamentos sobre a vida pessoal e profissional. A anos atrás, mulheres “na casa dos 30” já tinham seus filhos, sua família e uma carreira estabilizada. Hoje não é bem assim. As mulheres têm preferido ter filhos mais tarde, priorizando a carreira e os estudos, ou ainda aquelas que não definiram sequer qual a carreira que vão seguir.

Claro que nem todas as mulheres seguem a mesma linha, mas temos percebido as grandes mudanças dos tempos atuais, com mulheres priorizando suas carreiras e deixando para formar sua própria família cada vez mais tarde. Por isso, hoje, falar de mulheres de 30 anos também é falar das de 40 e 50 anos. Você deve conhecer muitas pessoas que não aparentam a idade que têm, correto? Nos tempos dos nossos avós, uma mulher de 50 anos era uma senhora “de idade”, o que já não se observa mais atualmente.

Tudo isso, Consultora, para falar que, independentemente da idade, o mais importante é você entender qual a FASE em que sua cliente se encontra. Se ela já tem uma carreira sólida ou está tentando se firmar em um novo emprego, se ela já tem uma família ou está procurando um parceiro, etc. Observar e entender as mudanças de comportamento de cada fase, a forma com que sua cliente conduz os papéis da vida dela (mãe, esposa, chefe, líder, etc.) e qual a transformação de imagem que ela busca faz toda a diferença no processo de Consultoria de Imagem e Estilo.

Falando especificamente dessa fase de transição dos “30 anos”, existe alguém que não é mais adolescente, mas que também ainda não se sente suficientemente madura e isso é muito representado nos looks. Peças com personagens de desenhos animados, lacinhos e fitas, acessórios de cabelo e sapatos mais infantis ainda fazem parte do guarda-roupa da sua cliente? Primeiro tente perceber se essas peças fazem parte de uma fase pela qual ela passou ou se fazem parte da identidade dela. Algumas pessoas continuam gostando dessas peças ditas “mais infantis” por toda a vida, pois isso faz parte da identidade da pessoa. Se for esse o caso, não adianta querer tirar tudo e colocar somente looks mais “sérios”, pois ela não vai se reconhecer dessa forma.

Uma dica para deixar o look da sua cliente mais maduro e sofisticado, sem ser careta, mas deixando de ser totalmente “menininha” é incluir PEÇAS NOBRES como blazer e camisa, por exemplo, para incrementar o look. Um look calça jeans + tênis fica com um toque mais sofisticado se usado com uma camisa, por exemplo. Outro exemplo é um look moderno de short + baby look com personagens de desenho animado com blazer e salto. Sempre invista em uma peça nobre (bolsas bem estruturadas, salto, calça de alfaiataria, blazer, camisa, etc.) para que o look não pareça tão infantil, mas não perca a modernidade.

Sempre digo que não há regra de vestimenta de acordo com a idade, mas uma excelente Consultora de Imagem e Estilo ajuda sua cliente a se conhecer melhor, a elevar sua autoestima e a procurar a vestimenta que mais se adequa a imagem que ela quer mostrar a partir de agora. Uma excelente Consultora percebe os desejos e as necessidades dessa cliente em transformação, não importando se ela está na “casa” dos 30, 40, 50 ou 90 anos.

Lembre-se sempre que uma Consultora de sucesso é aquela que ajuda a adequar a imagem da sua cliente ao que ela deseja para sua vida e sua carreira, atentando para a fase em que ela está vivendo.

 

Um Super Beijo

Lilian Jordão

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