Dicas de documentários e filmes sobre moda

Foto Destacada Filmes

Na próxima quinta-feira, dia 27/08, será lançado no Brasil o documentário Dior e Eu – documentário sobre os bastidores do primeiro desfile do estilista Raf Simons para a marca em julho de 2012.

No embalo dessa estreia, gostaria de aproveitar para dar algumas outras dicas relacionadas ao tema moda: existem dois filmes recentes sobre o estilista Yves Saint Laurent que valem a pena assistir: Yves Saint Laurent Official (achei o melhor, com um Grand Finale emocionante!) e Saint Laurent Official. Aliás, andei pesquisando pela internet os trailers deles e achei os filmes inteiros disponíveis no Youtube.

Outros documentários e filmes interessantíssimos:

Bill Cunningham New York (2010): documentário sobre um dos grandes fotógrafos de moda da atualidade, Bill Cunningham. Aos 86 anos, ele continua vibrante cobrindo semanas de moda pelo mundo, eventos sociais, culturais pela cidade de Nova York para o jornal The New York Times.

September Issue (2009): documentário narrando os preparativos para a edição de Outono Fashion de 2008 por Anne Wintour (Editora Chefe da revista Vogue Americana). Encontrei o filme completo, disponível no Youtube, com legenda em Português, aqui. No embalo, há o filme O Diabo Veste Prada (2006), filme que retrata o mundo da moda atual e que tem como trama uma garota recém formada (Anne Hathaway) que consegue um emprego como assistente de uma editora de moda aos moldes de Anne Wintour (papel de Meryl Streep).

Valentino: The Last Emperor (2008): documentário sobre a vida do designer de moda Valentino Garavani. Uma história de amizade, uma retrospectiva e um olhar para a alta-costura como negócio.

Lagerfeld Confidential (2007): documentário sobre o designer de moda, fotógrafo e artista Karl Lagerfeld.

Coco Antes de Chanel (2009): a história da ascensão de Coco Chanel a partir do começo conturbado para as alturas do mundo da moda.

Prêt-à-Porter (1994): sátira do diretor Robert Altman que retrata os bastidores de um desfile  de moda em Paris do ponto de vista dos profissionais envolvidos como fotógrafos, designers, editores de revista e dois repórteres que estão presentes para investigar um crime.

Cinderela em Paris (1957): um clássico! Filme sobre um fotógrafo de moda Dick Avery – à la Richard Avedon – (Fred Astaire) que se impressiona com a beleza de Jo Stockton (Audrey Hepburn), uma funcionária de uma livraria.

 Bonequinha de Luxo (1961): o tema central em si não é sobre moda, mas esse filme é outro clássico que é uma aula de requinte, estilo e moda que triunfa até hoje, sendo a personagem de Holly Golightly (Audrey Hepburn) um eterno ícone da moda.

It (1927): filme mudo que muitos dizem ter sido o responsável por criar o conceito de It Girl.

0 Comentário

ENVIE SEU COMENTÁRIO:

Seu e-mail não será publicado *

Comentário *




Efetue o cálculo abaixo para continuar:
Preencha o resultado do cálculo novamente