Elementos Visuais nas Roupas

elementos

Olá, tudo bem, Consultora?

A linguagem visual é todo tipo de comunicação que se dá através de imagens e símbolos. Os elementos visuais constituem a substância básica daquilo que vemos, ou seja, são a matéria-prima de toda informação visual. Entretanto, esses elementos isolados não representam nada, não tem significados preestabelecidos e nada definem antes de entrarem num contexto formal.

Pode-se identificar como principais elementos visuais a linha, a forma, a textura, a cor e o ponto. Hoje vamos conversar sobre dois destes elementos importantíssimos para nós Consultoras de Imagem e Estilo.

LINHA

Linha é a trajetória definida pelo movimento de um ponto no espaço. É um conjunto de pontos que se sucedem uns aos outros, numa sequência infinita. A linha é o elemento visual que mostra direcionamentos, delimita e insinua formas, cria texturas, carrega em si a ideia de movimento.

Alguns autores classificam as linhas simplesmente como físicas, geométricas e geométricas gráficas.

Físicas: são aquelas que podem ser enxergadas pelo homem no meio ambiente. Ex.: fios de lã, barbantes, rachaduras de pisos, fios elétricos etc.

Geométricas: apresentam comprimento ilimitado não possuindo altura e espessura, sendo apresentadas através da imaginação de cada um de nós quando observamos a natureza.

Geométricas gráficas: são linhas desenhadas numa superfície, sendo concretizadas quando colocamos a ponta de qualquer material gráfico sobre uma superfície e o movemos seguindo uma direção.

AS LINHAS E SEUS SIGNIFICADOS

A linha pode assumir formas muito diversas para expressar uma grande variedade de estados de espírito, uma vez que reflete a intenção que está na sua direção, seus sentimentos e emoções e, principalmente, sua visão de mundo.

Quando predomina uma direção, a linha possui uma tensão que pode ser associada a determinado sentimento ou sensação. Exemplos:

As linhas retas são mais formais. Transmitem uma mensagem de dignidade, firmeza, poder, formalidade e estabilidade. Geralmente aparecem em estampas/padronagens clássicas e conservadoras.

elementos1

As linhas curvas são mais casuais. Expressam jovialidade, charme, graciosidade e feminilidade. Fazem as coisas parecerem maiores do que são.

elementos2

As linhas verticais conduzem os olhos para cima e para baixo, dando a ilusão de mais altura.

elementos3

As linhas diagonais adicionam movimento e emoção na roupa. O efeito depende da sua inclinação.

elementos4

As linhas horizontais conduzem os olhos para se deslocar de um lado para outro, dando a ilusão de largura, em vez de altura.

elementos5

A FORMA

elementos6

Forma é o aspecto exterior dos objetos reais, imaginários ou representados. A linha que se fecha dá origem a uma forma, ou seja, a linha descreve uma forma. Na linguagem das artes visuais, a linha articula a complexidade da forma.

 FORMAS BÁSICAS

Chamada de alma da roupa, a forma simplesmente significa o contorno, perfil ou silhueta que é delineada em volta do corpo por uma peça de vestuário. Encontramos na roupa a forma presente tanto na silhueta quanto em detalhes como golas, bolsos, etc. A quantidade e disposição das formas em uma área e o espaço que elas ocupam afetam a percepção. Pode revelar ou ocultar o contorno natural do corpo.

Existem três formas básicas: o quadrado, o círculo e o triângulo equilátero. Cada uma das formas básicas tem suas características específicas e a cada uma se atribui uma grande quantidade de significados, alguns por associação, outros por vinculação arbitrária e outros, ainda, através de nossas próprias percepções psicológicas e fisiológicas. Ao quadrado se associam enfado, honestidade, retidão e esmero. O triângulo expressa ação, conflito, tensão. O círculo passa a ideia de infinitude, calidez e proteção.

Gostou? Tem alguma dúvida ou sugestão para compartilhar com a gente? Entre em contato ou comente abaixo.

Lembre-se: Consultora confiante e informada é consultora bem-sucedida!

Um Super Bjo

Lilian Jordão

0 Comentário

ENVIE SEU COMENTÁRIO:

Seu e-mail não será publicado *

Comentário *




Efetue o cálculo abaixo para continuar:
Preencha o resultado do cálculo novamente