Ícone crescente na Moda: como Margaret Zhang transformou o próprio blog em uma marca estabelecida

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Ontem deparei com um e-mail da WGSN (plataforma que fornece informações de confiança sobre tendências em diversas áreas, entre elas moda – http://www.wgsn.com/en/fashion/services | Tem também uma versão brasileira: https://www.facebook.com/wgsnbr) a respeito de uma blogueira, a australiana Margaret Zhang, que transformou seu próprio blog em uma marca forte e estabelecida. Margaret é uma figura carimbada nas semanas de moda pelo mundo. Em algumas edições da semana de moda de Nova York deparei com ela e a fotografei:

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http://claraontheroad.tumblr.com/day/2014/04/30

Hoje em dia uma blogueira conseguir se estabelecer no mundo da moda a ponto de fazer milhares de viagens pelo mundo em um ano, participar em editoriais de diversas revistas e receber infinitas peças de marcas caras não é algo simples e que “com o tempo se consegue, é só se dedicar”. Existem inúmeros requisitos para se levar em consideração, sendo um dos essenciais: já ser rica e ter contatos importantes. Claro que há exceções, mas na grande maioria dos casos as meninas (it girls) já nasceram em berço esplêndido como por exemplo a Helena Bordon (filha de Donata Meirelles: editora de estilo da revista Vogue), a Chiara Ferragni (antes de ser o que é já tinha condições financeiras para fazer viagens pelo mundo todo, vestir marcas caras, ou seja, investiu no início para colher depois) etc. Com esses requisitos, torna-se mais fácil ter acesso ao luxo na moda, vestir roupas de marcas, frequentar todas as semanas de moda mundo afora e consequentemente receber presentes de  grandes marcas – você primeiro investe para depois ter o retorno. Então antes de pensar “como elas conseguem? eu me dedico tanto”, faça primeiro as perguntas: quanto elas têm para investir? onde vivem? e quem elas conhecem?

De qualquer maneira, é curioso e, por que não, interessante observar como algumas blogueiras foram construindo a própria marca e, bem ou mal, estão se destacando nesse mundo já bastante saturado. Quando há destaque no espaço digital, vê-se a dedicação e profissionalismo para, mesmo tendo algumas facilidades como o famoso QI e grana, sobreviver.

Vamos ao caso então da Margaret Zhang:

Matéria da WGSN

A primeira onda

O termo ‘Fashion Blogger’ é tão comum agora que nos esquecemos de que houve um tempo quando esses blogs eram novidades. De volta a 2009, quando Margaret criou seu blog Shine By Three, o panorama da mídia digital não era tão saturado, então ela foi capaz de se destacar, fazer uma curadoria para sua identidade de marca e permanecer fiel a ela. Com certeza isso ajudou-a a ficar à frente de suas rivais.

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Adaptabilidade

À medida que o mundo digital, lê-se blogs de moda, mudou, bloggers tiveram de se adaptar para continuar relevante. Para Margaret isso significava criar a marca Margaret Zhang (seu nome), e acrescentar suas habilidades. Ela é mestre em diversas áreas, transformando-se em fotógrafa de moda, modelo, escritora, estilista e socialite. Ela faz tudo isso e faz bem.

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Tutoriais

A comunidade de blogueiros é isso: uma comunidade, e os blogueiros que estão no caminho certo são os que compartilham dicas. Outro grande exemplo disso é Michelle Phan, responsável pelo vlogger de beleza e que criou a plataforma Ipsy. Zhang ensina através de tutoriais como criar um ensaio fotográfico ideal e ainda aproveita para usar suas próprias roupas e acessórios preferidos, assim como aborda outras áreas como comes & bebes e tecnologia nesse mesmo ensaio fotográfico. Compartilhar e educar dentro da comunidade é uma maneira essencial para acumular fãs e seguidores dedicados.

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A marca Zhang

Pouquíssimas blogueiras têm sido capazes de capitalizar o seu sucesso, apresentando seu próprio programa de TV, mas a marca Zhang foi forte o suficiente para fazer exatamente isso. Ela teve um papel de destaque no reality show “Fashion Bloggers” na rede Style.

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Design e estilo

Ela é uma musa para as marcas, pois sabe como vestir peças-chaves e usar várias camadas de peças perfeitamente. Sua moda de alta costura vs. street style é totalmente equilibrada. Isso faz com que ela receba convites de diversas marcas e diversos tipos de marcas (low-fashion e high-fashion) para participar de editoriais, por exemplo.

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Colaborações com marcas

 Zhang tem trabalhado com algumas das maiores marcas de moda. Ela trabalha como modelo e por atrás das câmeras para marcas como Clinique, Nike e Swarovski. Isso mostra a força estabelecida de sua marca pessoal: marcas globais querem trabalhar com ela.

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Viagens e estilo de vida

Quando o app Instagram acrescentou a opção de colocar o local onde foi tirada a foto, Zhang viu a importância de estender sua marca nas áreas: viagens e estilo de vida. Com isso, ela se tornou mais visível no Instagram e, com isso, ajuda a aparecer com mais frequência na pesquisa do Google, destacando-se no espaço digital. Isso portanto permite que os leitores a encontram mais facilmente.

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Fonte: http://www.wgsn.com

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