Iniciando a carreira de consultora de Imagem e Estilo– 4 passos essenciais que não me contaram quando comecei (+1 passo bônus)

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Olá, tudo bem Consultoras?

Hoje vim falar de assunto muito recorrente entre nós consultoras de imagem e estilo.

Na verdade, é o maior medo de consultoras iniciantes na profissão e que às vezes pode acabar paralisando todo um sonho. Hoje eu vim ajudar você a acabar com o medo e a insegurança de se lançar no mercado de trabalho.

Se você já se sentiu paralisada ou se neste exato momento está sentindo os efeitos deste medo, continue lendo este post e tenho certeza que você vai conseguir ter novas ideias!

Assim que me formei em Consultoria de Imagem, estava bem feliz com todo o conhecimento adquirido e cheia de planos, mas uma pergunta insistia em martelar na minha cabeça e ficava a cada dia mais insistente:

“Me formei e agora o que fazer? Como fazer para estruturar meu negócio e começar meus atendimentos?”

Essa é uma pergunta muito recorrente entre nós profissionais, especificamente os que acabaram de se formar. É normal, portanto, fique tranquila. Como disse antes, hoje eu vim te mostrar um caminho mais fácil, rápido e seguro para você se estruturar antes de começar a atender seus clientes. Dividi em 3 passos para que ficasse mais simples de entender:

Passo 1

Logo após terminar de fazer o curso de formação em Consultoria de Imagem e Estilo, a primeira etapa para você começar a estruturar seu negócio é:

Listar os passos necessários para iniciar seus atendimentos em Consultoria de Imagem e Estilo, exemplo: montar site, redes sociais, cartões de visita, material necessário para atendimento, kit de análises de cores, etc…

Passo 2

Após fazer essa lista, o segundo passo é:

Definir missão e propósito da sua empresa (Consultoria).

Como fazer isso: Missão e propósito é uma tarefa muito pessoal e algo que faz muita diferença em seu negócio, pois isso faz com que você consiga se direcionar melhor para passar sua mensagem para seus clientes. A maneira mais fácil de você fazer isso é se fazer as seguintes perguntas:

O que faz meus olhos brilharem?

Se dinheiro não fosse problema e eu trabalhasse por hobby, o que faria?

Para facilitar, vou escrever abaixo a minha missão e propósito:

“Minha missão é usar meus talentos como Consultora de Imagem & Estilo para mudar a forma como as pessoas se enxergam e como elas se mostram ao mundo, através do seu estilo pessoal, sua personalidade e das suas roupas, baseados nos seus valores e objetivos de vida.”

E o meu maior propósito é:

“Ajudar (através da minha experiência), as Consultoras de Imagem e Estilo a atuarem com sucesso.”

Passo 3

Definida sua missão e propósito é hora do terceiro passo:

Definir seu público alvo, ou seja, com quem você quer trabalhar: Noivas, homem, corporativo, varejo, mulheres, etc…

Passo 4

Com essas informações importantíssimas finalizadas, chegamos a etapa 4:

Mão na massa!

Você vai escrever sua biografia, escrever um texto bacana de divulgação do seu trabalho, redigir um plano de ação para dar início ao trabalho, ver quais são as estratégias que vai utilizar para fidelização dos seus clientes, definir escopo de serviços (quais serviços vai oferecer para o seu público), definir preços de cada serviço oferecido, definir a imagem visual do seu negócio (identidade visual) e avaliar diferentes formas de divulgação dos seus serviços.

Uma das coisas que fez muita diferença para me posicionar no mercado e que eu sugiro para você é o Branding.

Passo 5 (Bônus)

Branding é o agrupamento de soluções que uma marca necessita para se destacar no mercado, criando uma comunicação efetiva para a forma que você quer  posicionar.

Ele abrange desde a criação de uma nova marca, na administração da mesma e no reposicionamento de marcas existentes que passam por dificuldades. O Branding se divide nas seguintes etapas: Detalhamento do Público-Alvo, Posicionamento da Marca, Construção Multissensorial.

Detalhamento do Público-Alvo

Pesquisa, pesquisa e mais pesquisa. É o momento de descobrir quem é o público-alvo que você quer trabalhar, segmentar ao máximo e pontuar com detalhes as características deste grupo. Pois só com estas informações será possível desenvolver um trabalho de Branding de forma precisa.

Posicionamento da Marca

Com o público-alvo bem definido e segmentado, é hora de descobrir qual será a melhor identidade da marca para atingi-los. Deve-se analisar este público para definir quais são as expectativas que eles têm sobre os serviços que vai oferecer. Assim, você consegue pontuar a personalidade que a marca deverá ter, como se fosse uma pessoa. A marca tem que ter uma imagem “materna”? Ou ela deverá parecer “uma pessoa mais séria”? São estas características subjetivas que farão os consumidores se identificarem com o produto ou o serviço oferecido pela sua empresa.

Construção Multissensorial

Já foi definido quem será o público-alvo e qual a imagem que a marca deve ter. Agora é o momento de construir a marca, ou retificá-la caso ela já exista. Deve-se nesse estágio, explorar TODOS os pontos de contato com o consumidor, ser multissensorial, abordando todos os 5 sentidos. Não basta apenas criar o logo, mas também pensar no aroma, na textura, som. Pois só assim a empresa conseguirá atingir de forma eficiente a mente do público-alvo definido anteriormente. Estamos acostumados a ver muitos anúncios e logotipos todos os dias, e isso já saturou a vida de todos. O resultado é a queda na eficiência apenas visual da marca. Marcas que exploram mais sentidos têm muito mais chances de serem memorizadas e absorvidas pela mente do consumidor.

O Branding é uma necessidade para profissionais liberais e empresas, independente do tamanho. É uma palavra nova no mercado, mas que é capaz de trazer grandes resultados, porque investiga e descobre a sua proposta única, uma combinação de fatores que só você tem, fazendo com que você não tenha concorrentes!

Para entender melhor, recomendo este vídeo (está em inglês): CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR

Gostou? Tem alguma dúvida sobre como começar? Entre em contato ou comente abaixo.

Lembre-se: Consultora confiante e informada é consultora bem-sucedida!

7 Comentários

7 Comentários em Iniciando a carreira de consultora de Imagem e Estilo– 4 passos essenciais que não me contaram quando comecei (+1 passo bônus)

  1. nicia comerlatti
    7 de setembro de 2015 às 18:22 (2 anos atrás)

    Excelente a publicação.
    Clara, muito útil e prática.
    Parabéns!
    Beijo.

    Responder
    • Lilian Jordão
      Lilian Jordão
      7 de setembro de 2015 às 19:54 (2 anos atrás)

      Muito obrigada pelo seu feedback Nicia. Fico feliz que tenha gostado e te ajudado 🙂
      Bjbj

      Responder
      • Taynara Machado
        12 de março de 2017 às 13:59 (7 meses atrás)

        Muito obrigada Lílian, que Deus te ilumine a cada dia.

        Responder
  2. Karin Caetano
    15 de agosto de 2016 às 22:14 (1 ano atrás)

    Postagem com otimo conteudo. Me foi muito util! Boa sorte e muita luz no seu caminho!

    Responder
  3. Thaís Rocha
    9 de setembro de 2016 às 14:35 (1 ano atrás)

    Ola Lilian!
    Te achei no google quando procurava material para as minhas consultorias…e que grata surpresa conhecer vc mesmo que só virtualmente!
    Tudo que vc escreve em seu site é exatamente o que quero levar como lema na minha nova vida de consultora de imagem.
    Me formei ano passado pela Fashion School de Portugal e em janeiro já começo outro curso no Istituto Marangoni em Florença.
    Muito bom encontrar mulheres empreendedoras como vc e poder me espelhar!
    Parabéns pelo trabalho!
    Um grande beijo

    Responder
  4. Beatriz Maria da Silva
    19 de abril de 2017 às 18:22 (6 meses atrás)

    Boa Noite Lilian, estou fazendo um trabalho na faculdade na matéria de empreendedorismo, eu e os outros integrantes do grupo optamos por “ingressar” no ramo de serviço de consultoria de imagem e estilo estamos construindo um plano de negócios para o trabalho acadêmico, poderia nos dar algumas dicas sobre a área de atuação para desenvolvimento do trabalho?
    Grata,
    Atenciosamente Beatriz

    Responder
  5. Osséria Mars
    12 de maio de 2017 às 17:32 (5 meses atrás)

    Lilian, tudo bem?
    Adorei a matéria! Essa dúvida, medo, acontece comigo neste momento…rsrs
    Quem fez o seu Branding?

    Osséria Mars

    Responder

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