Mudança de endereço na semana de moda de Nova York (NYFW)

Recentemente foram anunciados dois novos endereços onde ocorrerá a grande maioria dos desfiles da semana de moda de Nova York (NYFW) para a próxima temporada em setembro.

Antigo endereco - tendas no Lincoln CenterA NYFW na realidade costumava acontecer em vários lugares da cidade, o que tornava insano cobrir tudo. Ainda bem que a intenção nunca foi cobrir tudo, mas se os locais dos desfiles fossem mais próximos, seria muito mais fácil para todos os profissionais que estão trabalhando na NYFW. Enfim, assim como em SP, por exemplo, que se monta um espaço principal exclusivamente para a semana de moda (concentram-se nesse espaço uma sala de imprensa, duas salas de desfiles, stands de marcas etc), algumas marcas optam por fazer seus desfiles fora desse espaço: como em museus, bibliotecas públicas, teatros etc. Em NY não é diferente, a cada temporada eles montam tendas num local exclusivo e ali se concentra a maioria das marcas que participa da semana de moda (principalmente as marcas novas e/ou pouco conhecidas mundialmente falando).

Style Lincoln Center 02Antigamente o espaço  com as tendas era montado no Bryant Park, depois passou a ser montado no Lincoln Center e assim foi pelos últimos 5 anos até essa última temporada de FW2015. Terminou o contrato, conversaram com as marcas participantes (conselheiros do CFDA), tiveram alguns probleminhas com moradores dos arredores, então, resolveu-se mudar novamente.

Eu devo admitir que fico totalmente dividida: primeiro, porque sou apaixonada pelo local onde fica o Lincoln Center além do próprio Lincoln Center que é fascinante. Ao redor tem muitas opções para quebrar o galho como um Starbucks caso precisar fazer hora e para se aquecer dos invernos rigorosos que fazem em NY. Depois, do lado do café, há o Empire Hotel que é um belo lugar para marcar de se encontrar com amigos, conhecidos para uma reuniãozinha.

Street Style na Skylight at Moynihan Station, MidtownNesse hotel há um hall bem aconchegante, ninguém da equipe do hotel tenta expulsar alguém dali, sem falar que é uma outra opção para se aquecer. Em terceiro, há o P.J. Clarke’s em frente ao Lincoln Center, um dos melhores restaurantes de NY. Volta e meia eu almoçava ali junto com outros profissionais fashionistas (fica a dica para comer bem).

Por fim, esse espaço em si tinha uma área bem ampla que facilitava bastante na hora de tirar as fotos na rua. As pessoas não ficavam espremidas, sem falar que nesse espaço não havia trânsito, só quando se ia para o meio da rua, claro.

Agora, em contrapartida, nesse lugar estava começando a concentrar pessoas que praticamente saiam de casa totalmente fantasiadas, perdendo-se totalmente a essência de style lincoln centerum street style. Muitos não estavam ali pela semana de moda em si, mas apenas porque viam que tinham muitos fotógrafos e, claro, gostariam de ser fotografados. Forçar ser fotografado é a pior coisa que se pode fazer, acaba-se conseguindo o inverso: sair sem ser fotografado. Enfim, começou a ficar cada vez mais difícil encontrar pessoas que realmente valeriam uma foto. Por vezes eu tirava uma foto apenas para não me congelar na rua ou porque havia algum detalhe em especial que valia a pena, mas, de regra geral, estava bem complicado encontrar alguém de fato estiloso por ali.

street style lincoln centerAliás, Tommy Hilfiger foi um dos estilistas que desistiu de fazer seus desfiles no Lincoln Center justamente por isso, achava que a semana de moda estava perdendo a sua essência naquela região. Outro grande problema era a sua localização longe dos demais desfiles, que costumam acontecer em Downtown (Lincoln Center fica em Uptown). Claro que em NY a locomoção é facílima, mas a locomoção seria facilitada se fossem apenas algumas quadras e não quase 60 quadras (como em vários casos). Não é legal contar com a sorte, volta e meia tem um trânsito caótico, o metrô atrasa, algum probleminha acontece etc.

 

Ok, agora você deve estar se perguntando: quais são os novos endereços da semana de moda? Aqui estão:

Skylight at Moynihan Station, Midtown

Skylight at Moynihan Station, MidtownEsse local já era usado por algumas marcas para fazerem os desfiles. É um enorme (cobre uma quadra inteira) prédio histórico do correio, lindíssimo, situado em frente ao Madison Square Garden. Já fui lá e também já caminhei por aquelas bandas, o prédio em si acho perfeito, só a localização dele que é bem caótica. Street style é bem complicado de fazer, muitas pessoas transitam por lá (turistas, trabalhadores), calçada estreita, trânsito bem intenso. Na vez que fui ainda havia obras numa das ruas ao lado do prédio, foi um pouco caótico.

Skylight Clarkson Sq, SoHo

Skylight Clarkson Sq, SoHoEsse local também já era usado por algumas marcas como Ralph Lauren para fazerem os desfiles. É situado numa região portuária com vários galpões (alguns deles são usados para os desfiles), sem grandes atrativos arquitetônicos | gastronômicos que a cidade de NY possui, mas, ao menos, concentrar ali uma parte dos desfiles que aconteciam no Lincoln Center facilitará a vida de todos que precisam se locomover entre um desfile e outro.

 

De uma maneira geral, essa mudança irá proporcionar uma concentração maior de todos os desfiles. Claro que haverá algumas marcas que irão escolher um local diferente e totalmente fora da rota dos demais. Contudo, será na próxima temporada que poderemos avaliar com mais certeza se a mudança foi para melhor ou não (e principalmente na temporada FW2016, no auge do rigoroso inverno nova-iorquino).

Por fim, já que estou comentando sobre a NYFW, gostaria de dizer que agora Nova York terá uma semana de moda exclusiva para homens (New York Fashion Week: Men’s), como já acontece nas cidades de Londres, Paris, Milão. A primeira edição está marcada para julho nos dias 13 a 16 no Skylight Clarkson Sq (Soho). Maiores informações aqui.

 

0 Comentário

ENVIE SEU COMENTÁRIO:

Seu e-mail não será publicado *

Comentário *




Efetue o cálculo abaixo para continuar:
Preencha o resultado do cálculo novamente