Mulheres maduras são contratadas por grifes para participarem de suas campanhas

Diversas marcas consagradas de moda vêm investindo em mulheres maduras para serem suas garotas-propaganda. Dolce & Gabbana fez sua campanha de verão 2015 com senhoras italianas na faixa de 80 anos; Saint Laurent Paris criou o projeto Saint Laurent Music Project e escolheu cantores(as) maduros para uma campanha, uma delas é a cantora folk septuagenária Joni Mitchell; Iris Apfel, com seus 93 anos, ícone da moda, já foi capa da revista britânica Dazed Confused, lançou uma linha de cosméticos em parceria com a marca de cosméticos MAC (aliás, uma linha com cores vivas, nada discretas, assim como ela).

iris-apfel na Dazed Confused Magazine

 

MAC e Iris Apfel

Recentemente foi lançado um documentário sobre ela chamado Iris que super indico assistir; a marca francesa Céline contratou uma das mulheres mais influentes do século 20, Joan Didion, de 80 anos, para a campanha de verão 2015 que, vejam só, quebrou a internet com tamanho sucesso.

Joan Didion para Celine

E sabem de mais uma coisa? Nessa campanha não foram feitos retoques no Photoshop, pois o objetivo era mostrar uma mulher de substância. Bem, estamos falando de uma senhora que já ganhou o Pulitzer, entre outros vários prestigiosos prêmios, então, além de esbanjar estilo, Joan esbanja criatividade, competência e profissionalismo. É a famosa mulher com conteúdo.

Dolce & Gabbana Campanha 02

Focar apenas em jovens é o maior erro que as grandes marcas de moda cometem. Primeiro, porque as pessoas que costumam ter maior poder aquisitivo são mais maduras, pois construíram uma carreira e um patrimônio.

saint_laurent2-882x600Jovens, para serem consumidores de grifes consagradas, provavelmente herdaram o patrimônio da família ou construíram uma carreira muito cedo e já enriqueceram rapidamente (por mais que pareça ter muitos jovens nessa última situação, não é essa a realidade mundial).

 

Segundo, as pessoas estão vivendo mais, somos uma sociedade muito mais envelhecida do que jovem. Seria um ato totalmente irracional descartá-las. Precisamos saber envelhecer e aceitar o envelhecimento, afinal, assim como todos os seres vivos na natureza, envelheceremos um dia (com sorte).

 

Vou compartilhar uma frase de inspiração que Iris Apfel disse em seu documentário:

é melhor ser feliz do que bem-vestida”.

Se puder juntar os dois, não é? Enfim, é para refletir…

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