PROSPECÇÃO DE CLIENTES: COMO FAZÊ-LA COM EFICIÊNCIA

pospecção de clientes

Olá, Consultora! Tudo bem?

Quero falar, hoje, com você sobre a prospecção de clientes, ou seja, o processo de busca por novos clientes.

Nós sabemos que, atualmente, com a grande quantidade de Consultoras de Imagem e Estilo que existem no mercado e da crise que estamos enfrentando, além do diferencial do serviço oferecido, temos que ter, também, uma boa tática para chamar a atenção dos nossos possíveis novos clientes. O processo de prospecção deve ser muito bem planejado e organizado para ser bem executado. Quanto melhor e mais eficiente for esse processo, mais clientes em potencial podemos alcançar.

Um dos principais obstáculos para iniciar a busca por clientes é o medo. O medo de ser rejeitada pelo cliente pode inibir você, o que pode fazer com que muitas oportunidades de conhecer novos clientes sejam perdidas. O medo do desconhecido é natural e os primeiros contatos servirão de teste. Se preferir, ensaie com amigos e conhecidos, treine sua fluência, linguagem e as informações que irá passar. Eles podem ser um bom ”termômetro” para perceber erros e acertos. Ajuste o que não estiver muito bom e, sentindo-se mais segura, mãos à obra!

Com o avanço da Internet e das redes sociais, a prospecção de clientes ficou mais abrangente e acessível. Telefonar e mandar e-mails eram as formas mais comuns de entrar em contato com possíveis clientes, atualmente, posts em redes sociais e mensagens pelo Whatsapp funcionam muito bem, desde que a abordagem seja feita de forma adequada e sutil. Estude seu cliente e preencha suas expectativas através da sua “propaganda pessoal”.

Para iniciar o processo de prospecção, defina a região de atuação, ou seja, bairro, cidade, estado, país nos quais deseja atuar. Se seu contato for pessoalmente, lembre-se de que se deslocar gera custos e demanda tempo, portanto, verifique se é viável e, se for, qual a melhor forma para fazer isso. Você pode distribuir informativos impressos, por exemplo. Nesse caso, precisaria confeccioná-los (arte gráfica, texto, etc), fazer uma impressão de qualidade e distribuir. Organize seu orçamento e sua agenda para que os gastos não saiam do controle. Pela Internet, além das redes sociais, outras alternativas de marketing digital podem ajudar e muito a divulgar o seu trabalho como links patrocinados, e-mail marketing, etc. SE você não sabe muito sobre marketing digital, estude! Muitos sites oferecem ótimos conteúdos sobre o assunto totalmente de graça.

Analise detalhadamente sua carteira de clientes. Quais as necessidades deles? O que mais procuram? Como foi feito o primeiro contato? Como encontraram você? E, a partir daí, crie o perfil do “cliente ideal”, ou seja, aqueles clientes que você deseja alcançar, a partir das características que você já conhece do seu nicho de atuação. Quanto mais você conhecer os clientes que tem, mais fácil será de encontrar pessoas com as características e necessidades semelhantes.

Outra boa saída é fazer contato com profissionais de outras áreas, na sua região de atuação, que possam ajudar a divulgar seu trabalho. Salões de cabeleireiro, maquiadores, fotógrafos, organizadores de eventos, buffets e lojas de confecção são alguns exemplos de estabelecimentos e profissionais interligados à nossa área. Pesquise e estude o mercado da região de atuação para entender a demanda dos clientes que a frequentam. Além disso, a boa e velha “propaganda boca a boca” ainda é uma das melhores maneiras de conseguir novos clientes. Clientes satisfeitos também podem ajudar na prospecção, afinal, se o resultado do seu trabalho foi satisfatório e superou as expectativas, existe uma grande possibilidade deles indicarem você para outras pessoas.

Para finalizar, é importantíssimo ressaltar alguns cuidados com a forma de comunicação com os clientes em potencial. Sempre que for fazer contato com eles (sejam por prospecção, ex-clientes ou clientes em atendimento), preste atenção nesses itens:

  • Seja clara e objetiva ao oferecer seus serviços. O cliente quer saber exatamente o que você tem a oferecer de diferente e exclusivo para ele e como seus serviços poderão ajudá-lo a solucionar seus problemas;
  • Erros de português ou de digitação não podem acontecer! Revise seus textos e, se preciso for, contrate alguém para fazer isso por você. Um texto bem escrito também chama mais atenção, assim como o inverso é verdadeiro e um texto mal escrito pode espantar os clientes;
  • Adeque a linguagem usada ao público com o qual você trabalha para que a comunicação seja eficiente;
  • Evite mandar muitas mensagens ou ligar muitas vezes, pois isso pode causar o efeito contrário e afastar o cliente;
  • Esteja sempre pronta para responder a todos que a procurarem. Isso não quer dizer passar o dia todo respondendo mensagens e telefonemas, mas, sim, que você deve dedicar algum ou alguns momentos do seu dia para fazer isso.

Com essas dicas, Consultora, você estará mais bem preparada para sair a procura de novos clientes com mais segurança, confiança e autonomia.

Saiba que uma Consultora capaz de fazer a prospecção de seus clientes com planejamento, organização e eficiência é uma Consultora de sucesso! E ESTEJA ONDE SEUS CLIENTES ESTÃO!

Um Super Beijo

Lilian Jordão

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