Tecido Plano X Malha

tecido

Olá, tudo bem, Consultora?

Todo tecido que não estica, quando puxamos nas duas pontas em direção oposta, é tecido plano. Tecido que estica, quando puxamos nas duas pontas em direção oposta, é malha. E tanto tecidos planos quanto malhas podem ser feitos de fibras naturais e artificiais/sintéticas.

É muito valioso saber que esses dois tipos de tecidos têm efeitos diferentes na silhueta e também rendem sensações diferentes para nossas clientes. Hoje vamos conversar sobre tecido plano X malha e suas funcionalidades.

Tecidos Planos são resultantes do entrelaçamento de dois conjuntos de fios que se cruzam em ângulo reto. Os fios dispostos no sentido horizontal são chamados de fios de trama e os fios dispostos no sentido vertical são chamados de fios de urdume. Como exemplos de tecidos planos temos cetim, sarja, shantung, lã e tricoline.

tecido1

Tecido Malha são constituídos por fios tramados na mesma direção (horizontal). Esse tipo de tecido possui a elasticidade necessária para criar peças confortáveis e esportivas. Alguns exemplos de tecidos malha são viscolycra, jersey, space dye e molinê.

tecido2

Todo tecido pode ser feito com fibras naturais ou artificiais/sintéticas. As fibras naturais são o algodão, o linho, a lã e a seda. Esses tecidos são bem confortáveis e flexíveis, duráveis, resistentes, de toque agradável, práticos de manter, “respiram” melhor, por isso não dão mal cheiro, mas amassam com mais facilidade e podem desbotar com o tempo. Os tecidos feitos com fibras artificiais tipo, viscose, raion, acetato, poliéster, acrílico e nylon secam muito rápido, são mais resistentes e quase não amassam (ótimos para viagens), mas não absorvem a transpiração e queimam com maior facilidade na hora de passar.

Na hora de escolher uma peça para o corpo e para o guarda-roupa da sua cliente, vários elementos devem ser levados em consideração como cor, textura, caimento, detalhes, decotes e recortes, mas tudo começa no tecido, certo?

Outra característica na qual podemos prestar atenção é se o tecido é plano ou se é malha (lembra que falei lá em cima sobre a diferença entre eles? Se não, volta lá no comecinho do post pra relembrar). Tanto tecidos planos quanto malhas podem ser feitos de fibras naturais, sintéticas ou misturar as duas fibras.

Na prática o que mais importa é que esses dois tipos de tecidos transmitem mensagens bem diferentes: tecido plano parece (quase) sempre mais sofisticado e formal enquanto que a malha é sempre mais confortável e esportiva. Peças em malha não vão para eventos mais elegantes tipo festas ou casamentos e não são muito adequados para ambientes profissionais e/ou muito formais. Já as peças em tecido plano vestem bem na maioria dos ambientes.

Ao contrário do que parece, existem inúmeras situações em que a malha é investimento certeiro. Por ser maleável e mais confortável, a malha é uma ótima companheira de viagem – amassa menos e é mais fácil de “desamassar” – e veste bem em momentos em que todo o resto do guarda-roupa “aperta”.

Existem maneiras de deixar a malha mais refinada. As peças podem ter modelagens mais interessantes, podem ser mais fininhas e ter uma leve transparência ou podem ser em cores mais neutras. Hoje em dia quase todas as marcas bacanas fazem camisetas em malhas finas e com cortes e recortes que fazem com que não seja uma simples camiseta. E normalmente são as peças mais em conta da coleção.

Peças em tecido plano também podem ficar mais moderninhas se tiverem modelagens menos clássicas, se forem em cores mais coloridas, estampadas, com texturas mais aparentes ou mais opacas. Elas acabam sendo muitas vezes mais caras.

Gostou? Tem alguma dúvida ou sugestão para compartilhar com a gente? Entre em contato ou comente abaixo!

Lembre-se: Consultora confiante e informada é consultora bem-sucedida!

Um Super Bjo

Lilian Jordão

0 Comentário

ENVIE SEU COMENTÁRIO:

Seu e-mail não será publicado *

Comentário *




Efetue o cálculo abaixo para continuar:
Preencha o resultado do cálculo novamente