Um breve resumo da história da moda

A moda surgiu em meados do século XV no início do renascimento europeu. Moda é a tendência de consumo da atualidade. A palavra moda significa costume e provém do latim modus. É composta de diversos estilos que podem ter sido influenciados sob vários aspectos. Acompanha o vestuário e o tempo, que se integra ao simples uso das roupas no dia-a-dia. A variação da característica das vestimentas surgiu para diferenciar o que antes era igual, usava-se um estilo de roupa desde a infância até a morte.

A partir da Idade Média, as roupas eram diferentes seguindo um padrão que aumentava segundo a classe social, houve até leis que restringiam tecidos e cores somente aos nobres.

Moda 1

A burguesia que não era nobre, mas era rica, passou a imitar o estilo nobre das roupas iniciando um processo de grande trabalho aos costureiros que a partir de então, eram obrigados a produzirem diferentes estilos para diferenciar os nobres dos burgueses.
Com a revolução industrial no século XVIII, o custo dos tecidos diminuiu bastante, em 1850 com a invenção das máquinas de costura o custo dos tecidos caiu ainda mais.

A partir de então, até os mais humildes puderam comprar roupas melhores.
Mesmo após a facilidade das confecções, as mulheres ainda eram privadas da modernidade continuando a usar roupas sob medida. A partir desta dificuldade, surgiu a alta costura que produzia diferentes estilos por meio de estilistas que inventavam tendências.

Moda X Estilo

Ter estilo é o que faz uma pessoa ser única, singular e a torna diferenciada, com uma conotação especial aos olhos de quem está no convívio com ela.

Uma pessoa com estilo é a que consegue pinçar, dentro do que a moda propõe, aquilo que lhe cai bem e vai sublinhar sua personalidade, tendo independência da opinião dos outros.

Ajudar sua cliente encontrar seu próprio estilo, não é fácil. É um trabalho de auto-conhecimento, é quando ela descobre seus defeitos e aprende a usar o que a favorece.

Saiba que: as roupas servem para colocar em evidência a personalidade de cada cliente. Elas tem que estar em harmonia com o “eu” interior, pois isso ajuda a ter autoconfiança e eleva a auto-estima.

Moda 2

Ela estando segura de si, encanta todos a sua volta!

Contudo, a moda é facilmente mutável, dado que estamos constantemente a mudar o vestuário ou os penteados, o que está na moda usar agora, já não estará alguns meses depois. A diferença básica e que não é entendida pela maioria das pessoas que buscam se vestir bem é: o estilo vem de dentro para a fora. Já a moda, vem de fora para dentro. A personalidade de cada um é a linha tênue que diferencia a moda e o estilo, e que não pode deixar de ser levada em conta no segundo caso.

Jamais e em hipótese alguma se deve procurar o próprio estilo em outra pessoa ou tentar comprá-lo, como se faz quando compra “roupas estilosas” para ficar na moda.

Quem não descobriu ou definiu ainda quais elementos internos refletem no modo de se vestir, uma dica preciosa: Estilo é a sua escolha pessoal, dentro do que a moda pode lhe oferecer.

4 Comentários

4 Comentários em Um breve resumo da história da moda

  1. Lúcia Vieira
    3 de novembro de 2015 às 22:57 (2 anos atrás)

    bom dia, hoje ao fazer pesquisa na internet parei aqui.
    Sou Portuguesa, fiz o curso de Estilista, por acontecimentos vários na minha vida estou a trabalhar em noutra área, agora com 46 anos gostaria de fazer uma formação de consultora de imagem.
    estou a viver em Timor-Leste, posso fazer online?
    Aguardo sua resposta, obrigada.

    cordealmente

    Lúcia

    Responder
    • Lilian Jordão
      Lilian Jordão
      4 de novembro de 2015 às 14:22 (2 anos atrás)

      Olá, tudo bem Lúcia?
      Muito obrigada pelo contato e pelo feedback. Vou entrar em contato com você por e-mail.
      Bjbj 🙂

      Responder
    • Úlrica Rodrigues
      23 de maio de 2016 às 01:10 (1 ano atrás)

      Olá Lilian Jordão, eu gosto muito de moda, quero estudar e ser consultora de moda nos EUA, já que você mora aí e no maior centro econômico(NY) do próprio, gostaria que você procurasse saber pra mim o salário de uma consultora de moda em Nova York e gostaria que você me desse dicas de moda no meu email! Obrigada! 🙂 Email: ulrica_12@hotmail.com

      Responder
  2. Jean Carlos Augusto dos Santos
    6 de fevereiro de 2017 às 15:01 (8 meses atrás)

    Muito parabéns muito enteresante

    Responder

ENVIE SEU COMENTÁRIO:

Seu e-mail não será publicado *

Comentário *




Efetue o cálculo abaixo para continuar:
Preencha o resultado do cálculo novamente