Usando o Circulo Cromático na Consultoria!

Círculo Cromático

Cerca de 80% das informações recebidas por nossos sentidos vêm dos nossos olhos. O dado mostra que não é difícil entender por que julgamos na maioria das vezes pela aparência e a importância das cores nas roupas.

Estudos comprovam que as cores transmitem energia e podem influenciar o comportamento e o humor das pessoas. Cores são ondas eletromagnéticas de diferentes comprimentos que influenciam o ser humano.

Quando as clientes usam as cores certas, seu rosto fica mais iluminado, rejuvenecido, com aparência saudável e descansada. Já as cores que não as favorecem acabam salientando marcas de expressão, manchinhas da pele, aparência de cansaço que desuniformizam os relevos do rosto apagando a fisionomia.

Vale lembrar que esses efeitos acontecem no rosto da cliente, ainda bem que tem calças, shorts e saias para elas reservarem às cores que não fazem tão bem, mas que ainda assim, ela ama.

Para cumprir o efeito e selecionar as opções mais adequadas, é realizada uma análise de cores (eu expliquei essa análise de cores no post do dia 15/06/15), em que, por método de comparação, descobrimos quais os tons que mais valorizam cada cliente.

APRENDENDO A COMBINAR CORES: O CÍRCULO CROMÁTICO

O que é o círculo cromático

É uma representação simplificada das cores percebidas pelo olho humano. Na maioria das vezes ele é representado fatiado como uma pizza, com doze pedaços, onde cada um deles é representado por uma cor e essas cores são dispostas de maneira a formar um espectro perfeito.

Existem círculos mais complexos que mostram cores primárias, secundárias, e terciárias separadas, assim como a escala de tons de cada uma delas, mas vamos nos concentrar na versão mais simples por enquanto.

Para que serve

Conhecer o círculo cromático e ter um sempre a mão pode te ajudar a criar combinações de cores incríveis que muitas vezes você nem sonhava em fazer, ele é usado por artistas plásticos, estilistas, consultores de imagem e estilo e mais uma infinidade de profissionais para conseguir uma harmonia de cores perfeita, facilitando e muito seu trabalho.

Como Usar:1

No triângulo do centro temos as cores primárias (azul, vermelho e amarelo) que geram as cores secundárias (roxo, verde e laranja). Nos círculo externo temos todas as cores, inclusive as terciárias geradas da mistura das primárias com as secundárias. 

 

 

Combinações com cores análogas2

Escolha uma cor no circulo cromático, a vizinha da direita e a vizinha da esquerda são as análogas dessa cor e, apesar de pouco contrastantes, rendem uma combinação um pouco mais interessante que a monocromática. Geralmente usa-se uma cor como dominante e as outras duas entram nos detalhes.

Combinações com cores complementares

É o que ocorre quando tomamos cores que estão em lados opostos do círculo cromático como o azul e o laranja, por exemplo. Este tipo de mistura tem alto contraste com  resultados interessantes e, ao mesmo tempo, ousados.

3

Combinações em tríade Acontecem quando optamos por 3 cores que estão equidistantes no circulo cromático, criando um mix de cores vibrantes como verde, violeta e laranja, mas novamente escolha uma cor para ser a dominante e procure deixar as outras para os detalhes.

 

 

      Harmonia monocromática

4

É o “tom sur tom” (tom sobre tom) ou seja, a combinação de roupas feita com uma mesma cor em diversos tons diferentes. Este tipo de recurso é amado para aqueles clientes que desejam alongar sua silhueta, pois as matizes similares dão uma uniformidade no visual que fazem parecer mais alta e, dependendo da cor, mais magra.

O círculo cromático é composto por doze cores ou 6 cores: as três primárias, as secundárias e as seis terciárias. Este instrumento é utilizado na hora de compor ilustrações coloridas, é um guia rápida com a qual podemos identificar facilmente as cores complementares, as análogas, as meio-complementares, e outras combinações harmônicas possíveis. Esta é uma forma que eu uso para orientar as minhas clientes que fazem Consultoria online e não tem como fazer análise cores.

 

0 Comentário

ENVIE SEU COMENTÁRIO:

Seu e-mail não será publicado *

Comentário *




Efetue o cálculo abaixo para continuar:
Preencha o resultado do cálculo novamente