Visagismo e Consultoria de Imagem e Estilo

“Visagismo é a arte de criar uma imagem pessoal que revela as qualidades interiores de uma pessoa, de acordo com suas características físicas e os princípios da linguagem visual (harmonia e estética), utilizando a maquiagem, o corte, a coloração e o penteado do cabelo, entre outros recursos estéticos.”
Philip Hallawell

Visagismo deriva da palavra Visage, que significa “rosto” em francês e foi desenvolvido pelo artista plástico e estudioso Philip Hallawell, a partir de um conceito criado em  1937, por Fernand Aubry. Mas foi Philip quem formulou o conceito que embasa o visagismo como conhecemos hoje e que é conteúdo obrigatório em todos os cursos de beleza.

“Esse método foi criado a partir da associação de conhecimentos de quatro áreas de estudo científico: a linguagem visual, a psicologia, a ciência cognitiva e a antropologia.” Philip Hallawell

A partir de seu estudo, identificou que cada pessoa pode entender,  (re)criar e (re)inventar a sua imagem, de acordo com seus objetivos pessoais e/ou profissionais (um de cada vez).

O Visagismo serve para auxiliar no momento de vida de cada cliente a  alcançar seus objetivos, por meio da imagem. Com ele é possível identificar quais são as mensagens que a imagem da sua cliente quer comunicar. O quê cada linha ou o conjunto delas informa e como ela afeta a sua cliente e quem convive com ela.

A análise de visagismo permite que se possa ter conhecimento dessas informações  e conforme tal conclusão, decidir se está de acordo ou em desarmonia com aquilo que ela deseja expressar.

Foto Visagismo 2

(É só clicar na imagem que ela fica maior)

Na Consultoria de Imagem e Estiloo visagismo é um grande aliado, pois permite que possamos trabalhar não só as formas e formatos de roupas que favoreçam o próprio corpo, mas quais mensagens que estas transmitem.

Hoje, com a agitação do dia a dia, o valor da imagem está cada vez maior, e as pessoas procuram se destacar de forma positiva e revelar o que elas têm de melhor. Já ouviu falar: “uma imagem vale mais do que mil palavras”?

Estudos revelam que 92% da imagem pessoal e gestos, transmitem o que cada um é, e apenas 8% o que falamos. Ou seja, a imagem da sua cliente tem uma influência muito grande sobre o que as pessoas pensam dela. Com as técnicas de visagismo, fica mais fácil identificar como é o temperamento dela e encontrar um estilo para ela e o que revela suas melhores qualidades.

Foto Visagismo 1

O Visagismo é justamente a arte de criar um estilo pessoal e o domínio dos seus conceitos e técnicas possibilita a customização da imagem de cada cliente. Um estilo pessoal só é possível quando a pessoa realmente tem valores e princípios próprios e um pensamento livre de padrões. Isso se aplica a qualquer pessoa, de qualquer classe. É preciso que ela saiba quem ela é e que tenha conteúdo. Vai refletir seu pensamento, seus valores, seu estilo de vida e sua personalidade. Assim, mesmo que seja semelhante a de outras pessoas e possa ser identificada com o estilo de um grupo de pessoas, será única – customizada a suas carcterísticas únicas.

No visagismo aprende-se a linguagem visual e um conjunto de técnicas e procedimentos para poder ajudar as clientes a refletir e a definir tudo isso e estabelecer uma intenção, na qual será baseado o estilo dela. É um processo que a ajuda a cada cliente encontrar seu lugar – único – neste mundo e evitar que seja engolida pela massificação. E abre as portas para expressar sua plenitude, com entusiasmo e criatividade.

Nós como Consultoras precisamos entender muito bem essas técnicas e ter um cabeleiro, maquiador e desegin de sobrancelhas como parceiros e que trabalhem com a Consultoria de Visagismo. O visagismo e a consultoria de imagem e estilo juntos se completam e faz a cliente transmitir exatamente a imagem que ela quer passar para o mundo, de uma forma mais clara e precisa.

1 Comentário

1 Comentário em Visagismo e Consultoria de Imagem e Estilo

  1. wannessa
    3 de julho de 2015 às 22:34 (2 anos atrás)

    Abordagem Interessante!! Os profissionais da área tem se dedicado bastante nos ultimos anos em desenvolver técnicas de exatidão no melhoramento da imagem.

    Responder

ENVIE SEU COMENTÁRIO:

Seu e-mail não será publicado *

Comentário *




Efetue o cálculo abaixo para continuar:
Preencha o resultado do cálculo novamente